MONTE RORAIMA

O passeio ideal para a melhor idade.

Monte Roraima, também conhecido como Tepui Roraima, com 2810 metros, é o ponto mais alto na cadeia de serras Parima/Pacaraima. Descrita pela primeira vez pelo explorador Inglês Sir Walter Raleigh em 1596, sua área de 31 km² na parte superior são divididos entre Venezuela (85%), Guiana (10% território reivindicado pela Venezuela) e Brasil (5%), com penhascos de 400 metros de altura em todos os lados. Os topos dos planaltos do parque são consideradas algumas das mais antigas formações geológicas da Terra, com cerca de dois bilhões anos no pré-cambriano. Relatórios de expedições vitoriana para esta montanha inspirou Arthur Conan Doyle a escrever seu clássico em 1912, "O Mundo Perdido", do qual tem havido várias versões do filme. A origem da palavra vem de Roroi-imã que significa monte verde na língua indígena Pemon (Ingarikó).


Melhor Período:Em Roraima existem duas estações de setembro a março (verão), considerada a melhor época, pois tem mais pessoas viajando e conseqüentemente mais gente nas trilhas, porém no inverno, de abril a agosto, costuma chover e a vegetação está mais verde e encontramos mais cachoeiras.

Duração: 6 dias de trekking, um dia inteiro no topo e um pernoite em Santa Elena do Uairén. Opções para 7 dias com três dias e duas noites no topo e 8 dias com quatro dias e três noites no topo.


Rumo à Fronteira da República Venezuelana

Santa Elena do Uairén é uma pequena cidade da Venezuela localizada no sudeste do estado de Bolívar, cerca de 12 km da fronteira com o Brasil e é a capital do conselho da Gran Sabana. Está à cerca de 900 metros de altitude, em uma savana rodeada por planaltos, conhecidos como Tepuyes, e tem uma temperatura média de 21,8 ° C. Sua moeda é o Bolivar, cujo câmbio flutua entre 200 e 300 bolivares para cada Real, tornando desta forma a compra bem atrativa para os brasileiros.
Traslado Boa Vista / Santa Elena do Uairén
Partida - 06:00 hs
Previsão Chegada - 09:00 hs
Polícia Federal (saída do país)
Aduana Venezuelana (permiso de entrada)
Check in no hotel
Restaurante Brasileiro (almoço não incluso no pacote);
Briefing e entrega dos equipamentos de camping (saco de dormir e isolante térmico)


Rumo ao Paraitepuy e 1º acampamento

Embarque nas Toyotas tracionadas. Traslado Santa Elena Paraytepui (cerca de 1:30 hs.) Trekking para o acampamento Tokwöno. (cerca de 12 km, +- cinco horas de caminhada, dependendo do desempenho do grupo. A rota tem encostas suaves e o acampamento está localizado a uma altitude de 1050 metros.) Recomenda-se andar com calças compridas e mangas compridas para evitar picadas puri puri (mosquitos). Recomenda-se o uso de filtro solar e chapéu neste trajeto, pois existem poucos lugares com sombra para descanso. De tempo em tempo paramos em riachos para tomar água e encher seus cantis. Após a chegada no acampamento, você pode tomar um banho no rio Kukenán. Jantar e pernoite.


Rumo à base

Nosso destino agora é a base do Monte Roraima, são cerca de 9 Km, aproximadamente cinco horas de trekking. Iremos caminhar ao longo do Tepuy, passando por rochas que se soltaram de seu paredão. A vegetação é igual a do primeiro dia, principalmente savana. Recomenda-se andar com botas de caminhada, calças compridas e camisas de mangas compridas, tendo a mão capa de chuva. O acampamento da base está localizado a uma altitude cerca de 1850 metros.


Subindo a Rampa

Hora de subir a rampa. Da base até o topo são 5 km de subida, de quatro a cinco horas de caminhada. A rampa é apenas uma fenda natural que forma uma trilha que dá o único acesso ao topo do Monte Roraima. Este terreno tem um elevado grau de inclinação e recomendamos o uso de calças compridas, camisa de manga curta e botas de caminhada. Em certos pontos devemos ter as mãos livres para usá-las segurando galhos e raízes para ganhar impulso e tomar cuidado com pedras soltas ao longo desse caminho. Aconselhamos o uso de tensores para os joelhos e tornozelos, pois são muito sobrecarregados. A flora e fauna são bastantes exuberantes, onde seremos capazes de observar várias espécies de plantas e animais endémicos (só existem no Monte Roraima). O clima é muito agradável (floresta) e ao longo do caminho você terá a oportunidade de observar, de alguns pontos, a Gran Sabana. Chegando ao topo ainda devemos caminhar um pouco mais para chegar aos abrigos, cavernas que são popularmente chamadas de “hotéis”. Estes estão localizados a uma altitude de 2800 metros.


Tour pelo topo

Depois de assistir um belo nascer do sol tomando café da manhã, teremos um dia inteiro para explorar a superfície do Roraima. Alguns dos atrativos são as jacuzzis, o abismo, o museu, la ventana, vale dos cristais, pedra Maverick, entre outros. A quantidade de atrativos visitados vai depender do ritmo do grupo e das condições climáticas.


Retorno (Rumo ao acampamento Tokwöno)

Logo após o café da manhã e fazer as últimas fotos, iniciaremos a descida rumo ao acampamento são aproximadamente 14 km. No acampamento da base temos uma parada para almoço e descanso da descida, e seguimos em direção ao rio Kukenan, após atravessá-lo, temos nosso acampamento, onde podemos tomar um banho refrescante, descansar e jantar. Pernoite no acampamento.


Rumo à Santa Elena / Boa Vista

Logo após o café da manhã nos preparamos para o trekking até o Paraitepuy, são cerca de quatro horas de caminhada. Lá chegando, nos acomodamos na Toyota 4x4 e seguimos rumo a comunidade de São Francisco de Yuruani, onde desfrutamos de um delicioso almoço (não incluso no pacote), visitamos algumas lojas de artesanato e seguimos viagem para Santa Elena de Uairén, transferência para o nosso veículo, traslado Santa Elena do Uairén / Boa Vista. Chegada no hotel e fim de nossos serviços.

Você pode baixar o roteiro completo com inclusos e não inclusos fotos e demais informações clicando

AQUI